File not Found: eidptVB6.dll

Nov 6, 2012 at 11:08 AM

Não estou a conseguir executar o executável num computador que não tenha o projecto  com o VB6 instalado.

Se correr o executável a partir do computador com o vb6, funciona, se colocar noutro computador (após efectuar o setup), aparece-me a seguinte mensagem:

File not Found: eidptVB6.dll

O problema é que a dll encontra-se no computador. Já a coloquei na directoria do programa e no system32 e mesmo assim aparece esta mensagem.

Utilizei o filemon para verificar o que estava a acontecer e aparentemente a dll é encontrada

C:\...directoriaDoPrograma\eidptVB6.dll SUCCESS 

C:\...directoriaDoPrograma\eidptVB6.dll.2.Manifest FILE NOT FOUND Options: Open  Access: All 

OPEN C:\...directoriaDoPrograma\eidptVB6.dll.2.Config FILE NOT FOUND Options: Open  Access: All

Julgo que o problema poderá ser de alguma .dll ou outro ficheiro do VB6 que deverá ser colocado na máquina de destino, mas não consigo perceber qual. O filemon aparentemente não me está a indicar esse ficheiro.

Alguém me consegue explicar a razão pela qual esta situação está a acontecer e como a resolver?

Agradeço desde já a vossa ajuda

Nov 6, 2012 at 11:49 AM

Provavelmente falta instalar no pc cliente o Microsoft Visual C++ 2010 Redistributable Package.

Escolhe o Redistributable conforme o teu ambiente de desenvolvimento já que existem as versões 2005 / 2008 / 2010 / ...

Nov 6, 2012 at 12:08 PM

mjda, obrigado pela tua resposta.

Já instalei Microsoft Visual C++ 2010 Redistributable Package, como referiste, mas continuo com o mesmo problema. 

Não cheguei a referir antes mas estou a fazer os testes em máquinas que correm o Windows XP (embora a máquina que tem o vb6 e onde o executável funciona também seja vb6)

Nov 6, 2012 at 1:18 PM

tenta descobrir qual é o que está na máquina onde fazes o desenvolvimento. Pode ser que necessite do 2005 ou 2008 (até já existe o 2012).

Nov 7, 2012 at 1:52 PM

Sim, também me deparei com esse erro no meu desenvolvimento. Era porque faltava o pacote 2010 da Redistributable no meu.

Embora ele deia falta de essa dll, a verdade é que é uma dll interna que está em falta no sistema do 2010, que tinha no meu PC de desenvolvimento, mas não no PC cliente.

Experimenta usar um destes programas para ele te apontar à DLL em falta mesmo dotPeek, JustDecompile, CodeReflect ou o ILSpy e depois procura pela DLL que te disser.

E isto tem a ver com o PC aonde está se correndo o programa não aonde foi o desenvolvimento.