when the project is on server like web application doesn't work

Aug 7, 2009 at 9:44 AM
Edited Aug 7, 2009 at 9:48 AM

hy!

well! i pick up some code from this demo of cartao de cidadao, and put on a project that i am developping.

this on my pc works fine, but when i put the project on the server, this don't work.

don't know what is missing. it appears that the server must have the SSL security on, and must have the certificates...

don't know if the problem is this, or something else. like when i try ti get the readerName of smart card, this don't work on server, because i run the web application on cliente, and on the server i can't get access the hardware of cliente...

ohh!.. and i am doing my project like web aplication, not windows application

some ideias?? some help please

note: i am portuguese, so i don't know if this must be always on english or what. so sorry if my english is not good

Coordinator
Sep 4, 2009 at 3:26 AM

Lamento não ter recebido alerta do Codeplex para o seu post e já passou um mês, mas aqui fica...

A ideia do inglês é apenas para que os conteúdos possam abranger um maior alvo do que o Português visto projectos de eID já estarem implementados em alguns países e irem ser em outros. Quem sabe parte do código possa ser útil para outras implementações com um toque aqui ou ali.

Quanto ao seu problema...
Este projecto é apenas para uso em workstations ás quais esteja ligado um leitor de cartões (poderá ser usado via Terminal Services mas nunca foi um cenário que tenha testado).

O cenário que refere/necessita trata-se do envio de um certificado a partir do Browser para o Servidor Web.
De seguida o que a sua aplicação poderá efectuar é obter o certificado de cliente existente na ligação SSL e autenticar ou não o Cidadão, e nunca aceder aos dados pessoais contidos no cartão.

Sugiro que leia os conteúdos do documento existente em:
http://www.cartaodecidadao.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=113&Itemid=101&lang=pt

Nele constam indicações e normas que deverá seguir para efectuar uma autenticação Web via Cartão de Cidadão, inclusive como obter o certificado durante a execução da página ASP.NET.

Cumprimentos,
Fernando Nunes

Oct 21, 2014 at 4:38 PM
É possível obter o documento que é mencionado de outra fonte?

"Sugiro que leia os conteúdos do documento existente em:
http://www.cartaodecidadao.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=113&Itemid=101&lang=pt"

O url vai dar a uma mensagem genérica de erro.

Estou a tentar fazer uma aplicação ASP.NET e para tal necessitava de obter informação de como obter certificado.

Agradeço a ajuda.
Oct 21, 2014 at 4:51 PM
Edited Oct 22, 2014 at 3:46 PM
Oct 23, 2014 at 3:56 PM
Boa Tarde,
Tenho estado a desenvolver uma aplicação web em .NET de recursos humanos e surgiu a ideia de incorporar a leitura dos dados públicos do cartão de cidadão quando os utilizadores estão a preencher as suas candidaturas.

Enquanto estive a testar a leitura pelo visual studio, não tive qualquer problema, mas ao publicar para o IIS a aplicação retorna-me sempre o erro:
PTEID Error Code: -1900

Estive a tentar perceber se o que me falta é esta questão do envio de um certificado, mas confesso que não estou muito à vontade nesta área, e não sei bem por onde começar.

Se me puderem dar algumas dicas agradecia imenso...

Obrigada,
Carla Lima
Coordinator
Oct 23, 2014 at 8:25 PM
Cara Carla,

A leitura dos dados do cartão só pode ser efetuada em um computador ao qual esteja ligado um leitor de cartões e na qual esteja o middleware oficial instalado.
A Carla vai publicar a aplicação para um servidor que esteja acessivel apenas via web ?
1 - Se sim, não pode utilizar esta ou qualquer biblioteca/middleware.
A informação que necessita é feita via web com certificado de cliente e apenas consegue ler o Nome Completo e BI do cidadão, ou então tem de realizar um intregração com um FA, o qual só grandes portais / organismos estatais deverão possivelmente ter permissão, mas não tome esta limitação como única, informe-se junto das autoridades competentes.
2 - Se não, a leitura dos dados deverá funcionar sem qualquer problema.

Toda a informação relativa a integrações já foi colocada nesta mesma thread, quer por mim, quer pelo mjda de forma detalhada.

Espero ter sido útil.

Cumprimentos,
Fernando Nunes
Oct 24, 2014 at 4:25 PM
Olá boa tarde,

Obrigada pela pronta resposta!

O site irá ficar alojado na intranet da empresa. Ou melhor, num alojamento externo (mas com ligação vpn) por isso tanto o servidor como o pc com o leitor e onde estará o site disponível aos visitantes, estarão na mesma rede.
Se percebi bem, assim posso continuar com a mesma abordagem?

Eu ontem já estive a ler alguns destes documentos e até tentei explorar aa opções de activex e silverlight que vi noutro thread, mas não me correu nada bem...

De novo obrigada pela sua ajuda,
Carla Lima
Oct 24, 2014 at 4:44 PM
Edited Oct 24, 2014 at 4:45 PM
Não use Silverlight ou ActiveX. São tecnologias obsoletas.

Se pretende obter dados do cartão para além do BI e nome tem de instalar um cliente local. Uma solução possível será:
  1. Criar um site protegido por https para que os dados sejam transmitidos em segurança.
  2. Publicar nesse site um serviço WCF (atenção aos bindings) que irá receber a informação vinda do cliente
  3. Criar um cliente a instalar nos computadores com os leitores do CC que comunica com o serviço WCF criado acima
Se apenas necessita de autenticação ver:
http://itq.nl/testing-with-client-certificate-authentication-in-a-development-environment-on-iis-8-5/

Boa sorte.
Coordinator
Oct 24, 2014 at 10:52 PM
Concordo com o mjda, se tal for viável no âmbito do projeto.
Oct 29, 2014 at 10:59 AM
Olá, bom dia!
Vou ler um pouco mais sobre a autenticação e experimentar.
Mas sim, acho que enquadra bem na nossa solução.

Muito obrigada mjda e FernandoNunes,
Carla Lima
Apr 20, 2016 at 11:09 AM
Olá Bom dia!

Pretendia saber se alguém já fez a interligação de um website em asp.net com o cartão do cidadão.

A minha situação é a seguinte:
  • Website estará alojado no servidor existente na rede do cliente
  • Os utilizadores utilizam o Website para enviar informação para outro servidor externo, informação essa em XML que tem de ser enviada assinada digitalmente com recurso aos certificados de assinatura digital existente no cartão de cidadão do utilizador.
Desde já agradeço o vosso feedback e sugestões.

Cumprimentos

CM